domingo, 24 de outubro de 2010

Lista de medicamentos de P. Socorros

GINCANA DE PRIMEIROS SOCORROS – ED. FÍSICA

Lista de medicamentos

Pacote de algodão – 1 PONTO - Máximo 5 unidades.


Atroveran gotas – 5 PONTOS – Máximo 2 unidades.


Cartela de tilenol (comprimido) – 3 PONTOS - Ilimitado


Salonpas linimento – 5 PONTOS - Máximo 2 unidades.


Pomada gelol – 6 PONTOS - Máximo 5 unidades.


Absorvente (pacote) – 2 PONTOS - Máximo 3 unidades.


Gaze (pacote) – 1 PONTO - Máximo 5 unidades.


Mertiolate incolor – 4 PONTOS - Máximo 2 unidades.


Esparadrapo antialérgico (rolo) – 5 PONTOS: - Máximo 2 unidades.


Ataduras (pequena, média e grande) – 2 PONTOS - Máximo 1 unidade de cada tamanho.


Maleta de primeiros socorros – 10 PONTOS – Máximo 1 unidade.


Bolsa térmica emborrachada (gelo ou água morna) – 8 PONTOS – Máximo 2 unidades.


Água oxigenada para ferimentos – 2 PONTOS – Máximo 3 unidades.


15. Buscopan gotas – 3 PONTOS - Máximo 2 unidades.

16. Estomazil – 2 pontos – Máximo 4 unidades

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

3º Ano - Atividade física para deficientes


8

Deficientes que não
entregam os pontos
Departamento da FEF desenvolve metodologia pioneira na área
de atividades físicas adaptadas

ANTONIO ROBERTO FAVA

Escalar montanhas, descer cachoeiras, praticar mergulho e ciclismo são algumas das atividades, além do judô e do atletismo, que já se tornaram rotina na vida de um grupo de alunos da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Até aí nada de mais, se eles não fossem portadores de deficiências física ou visual. E não é só: os alunos ainda acrescentam em seus currículos a participação em campeonatos internacionais como Pan-Americano, realizado há dois anos na Carolina do Sul, quando o Brasil acabou ficando em primeiro lugar no geral, ganhando de países como o Canadá, Estados Unidos e México. Este ano, o atleta Aurélio Guedes dos Santos, deficiente visual de 34 anos, classificou-se em 2º lugar na Maratona de Tóquio, no Japão.

Atualmente, a FEF tem o Departamento de Estudos e Atividades Físicas Adaptadas, chefiado pelo professor Edison Duarte, cujo principal objetivo é estudar, sob o ponto de vista acadêmico, a atividade física da pessoa portadora de deficiência. E os resultados, até o momento, têm sido os melhores possíveis. A FEF trabalha hoje apenas com deficientes de duas categorias: visuais, com 20 alunos, entre 13 e 56 anos, e físicos, com 18 adultos. Para o segundo semestre do próximo ano deverão ser incluídas novas categorias, como deficiência mental e auditiva.

A participação da Faculdade em competições e eventos esportivos tem sido bastante intensa, revelando nomes de atletas como Fabiana Harumi Sugimori, 21 anos, com deficiência visual, que se sagrou campeã paraolímpica de natação, em Sidney, há dois anos. Ou de Benedito Franco Leal Filho, o Neno, que revelou extraordinário talento para liderar e organizar competições. Neno foi fundador da primeira Associação de Desportos para Cegos, da região de Campinas.

“Com essa iniciativa, o Neno foi o grande responsável pela inclusão de atletas cegos em competições internacionais, entre elas a de Barcelona, Atlanta e Sidney”, diz o professor José Júlio Gavião de Almeida, diretor-associado da FEF. Há a ainda o Wellington Rodrigues, que participou da paraolimpíada de Barcelona, sagrando-se campeão nos 100 e 200 metros. Junto de Wellington está Aurélio Guedes, que participou da paraolimpíada de Atlanta, de Sidney, em 2002, e do Japão, realizada há seis meses, hoje considerado o melhor do mundo na sua modalidade, segundo o professor Gavião.

Processo sistemático – De acordo com o professor Gavião, o esporte manifesta-se de diferentes formas: o conhecido como de alto rendimento, aquele em que o atleta treina intensamente para as competições, e a prática esportiva como processo de aprendizagem, tal como a educação física escolar.
“As pessoas com as quais a FEF trabalha, tanto as deficientes físicas quanto as visuais, podem utilizar-se do esporte como forma de aprendizagem, de desenvolvimento, e não de treinamento exclusivo, visualizando a performance de alto rendimento”, explica Gavião. No entanto, ressalta que há atletas que praticam atividades de alto rendimento, com o propósito de participar de campeonatos estaduais e até mesmo internacionais, que compreendem a maioria das modalidades esportivas.


Os professores Edison Duarte (à esquerda) e José Júlio Gavião de Almeida: revelando campeões

Segundo o professor Edison Duarte, a FEF vem desenvolvendo uma série de trabalhos bastante significativos. Os mais expressivos referem-se aos destinados à formação de recursos humanos na área de educação física – pesquisadores da área, professores universitários, técnicos e coordenadores esportivos em modalidades de âmbito nacional, além de docentes atuando em associações e instituições para portadores de deficiência.

“A Unicamp é a Universidade que mais tem formado mestres e doutores na área de atividade física adaptada”, diz Duarte. Essa formação se desenvolve em várias frentes. Quer dizer, tanto no que diz respeito às pessoas que trabalham com pesquisa nas universidades brasileiras, como as que atuam em associações e federações esportivas, ocupando as mais variadas funções, preparando seus atletas para competições em campeonatos internacionais e paraolimpíadas.

Intercâmbio – O modelo de trabalho com deficientes físicos e visuais, adotado pela Unicamp, encontra similares desenvolvidos por grupos de outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras. “Temos observado que a Universidade de Uberlândia é a que mais se aproxima da Unicamp”, diz Duarte. No entanto, a instituição mineira, embora dotada de indiscutíveis atributos, não possui o mesmo nível de formação que a Unicamp.

“Dificilmente uma outra universidade brasileira tem um trabalho sistemático como o da Unicamp. Fora do Brasil, pelo menos na América Latina, não há um trabalho com um programa didático (ensino e pesquisa) inteiramente voltado para o deficiente físico, visual, auditivo ou mental”, conclui o professor.

O que não acontece em alguns países da Europa, principalmente a Bélgica, na Universidade Católica de Leuven, considerada o principal centro formador de recursos humanos para todas as áreas da atividade física adaptada. Vale ressaltar que o programa da Universidade de Leuven engloba 25 outras universidades espalhadas pelo mundo. Inclusive a Unicamp, com a qual mantém convênio que prevê o intercâmbio de professores entre os dois países. Por outro lado, já se tornou rotina alunos de pós-graduação e de doutorado da Unicamp freqüentarem os laboratórios da Universidade de Leuven. O professor Duarte foi um dos que ficaram na Bélgica durante um período de quatro meses.

É preciso que se diga que em termos de atividades esportivas, o grande parceiro da Unicamp, quando se trata da inclusão de deficientes visuais, é hoje a Sociedade Brasileira de Desportos para Cegos. Paralelamente, há ainda a participação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que atua com todas as deficiências – físicas, auditivas, visuais e mentais.

Por iniciativa de um grupo de professores da própria Unidade, mais especificamente do professor Paulo Ferreira de Araújo, a FEF criou, em 1997, a Federação Paulista de Basquete sobre Rodas, cujo principal propósito é proporcionar a inserção de pessoas com deficiência física em competições estaduais, nacionais e até mesmo internacionais. “De modo geral, os nossos grandes parceiros são as associações nacionais, como a IBSA (Federação Internacional de Desportos para Cegos) e o próprio Comitê Paraolímpico Internacional, instituição que administra o esporte de alto rendimento em nível nacional, praticado por atletas portadores de todas as deficiências.

Modalidades para os deficientes visuais

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp tem um bem-estruturado programa de atividades esportivas que se destina aos “alunos” portadores de deficiência visual.

Golball – Jogo praticado por atletas cegos ou com baixa visão, cujo objetivo é arremessar a bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores, e todos os atletas usam vendas nos olhos.

Judô – É praticado por deficientes visuais de ambos os sexos. A principal adaptação feita para essa modalidade é que os atletas iniciam o combate já com a “pegada” no companheiro.

Atletismo – Os deficientes visuais realizam a maioria das provas, com exceção das que contêm barreira. As provas de 100 são corridas individualmente. Nas corridas, os atletas cegos ou com pequeno resíduo visual correm acompanhados de um guia que, nas competições internacionais, são atletas convencionais, também de alto nível, para que possam acompanhar os deficientes visuais.

Futebol de salão – As equipes de atletas são divididas em cegos totais – apenas o goleiro enxerga perfeitamente – e aqueles que possuem pouca visão. Na categoria de cegos, todos os atletas deverão estar vendados. As regras são basicamente as mesmas do esporte praticado pelo não-deficiente.

Natação – Participam todas as categorias. A principal adaptação para essa modalidade é feita na “virada”, quando o técnico poderá avisar sobre a proximidade da piscina, por meio de um toque com um cabo de madeira ou outro material com ponta de espuma. Os nadadores deficientes deverão nadar com óculos tipo “blackout”.


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terça-feira, 19 de outubro de 2010

3º Ano - Ativ. físicas para grupos especiais

Como é feita a escolha da atividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.

Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.

Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Atividade física em crianças e jovens

Nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade.

Atividade física em idosos

A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.

Está mais do que comprovado que os idosos obtém benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.

Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.

Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:

• Uso de roupas e calçados adequados.
• Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.
• Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
• Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
• Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.
• Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
• Respeitar seus limites pessoais.
• Informar qualquer sintoma.

Atividade física durante a gestação

É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades domésticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.

Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.

As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:

Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.
Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção: apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.
Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes!
Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

Dos benefícios da atividade física ao indivíduo diabético

A vida sedentária, o estresse e a má alimentação vêm contribuindo de forma assustadora para o aumento de casos de diabetes20.

Os resultados benéficos da prática da atividade física por indivíduos diabéticos são muitos, os quais podem ser observados em diversos estudos9,11,13,14,21,22. Esses benefícios são reconhecidos desde 1935, quando se afirmou que o exercício físico tende a promover a redução das taxas glicêmicas dos diabéticos, daqueles indivíduos em que em seus organismos há uma adequada quantidade de insulina, seja de origem endógena ou exógena. Esse efeito é tão importante que o exercício é colocado com lugar definido e proeminente no tratamento diário do diabetes23.

A transferência de glicose para o interior das células resulta em diminuição da glicemia, o efeito mais rápido e marcante da insulina. O mecanismo da ativação por insulina envolve a mobilização de moléculas de permease, armazenadas em vesículas membranosas do interior da célula para a membrana plasmática. A atividade física regular também promove o aumento da GLUT 4 na membrana das fibras musculares e, por essa razão, é recomendada para portadores de diabetes24.

Da diminuição dos gastos com medicamentos

Estilos de vida ativo podem contribuir para retardar o momento em que o corpo sucumbe à fragilidade física e à doença, e como conseqüência direta ocorrerá uma diminuição significativa dos custos com a saúde, ou seja, diminuirão os gastos com a aquisição de medicamentos a serem distribuídos para a população19,25.


Da importância do Educador Físico

O papel do profissional de Educação Física é fundamental, pois compete a ele coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos e programas, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos na área de atividades físicas e do desporto26.

Referência

http://www.efdeportes.com/efd114/a-importancia-da-execucao-de-atividade-fisica-orientada.htm

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1774#Atividade%20física%20em%20crianças%20e%20jovens
Questionário

1 – Quais são os fatores relevantes que um indivíduo deve levar em conscideração antes de iniciar ou escolher uma atividade física?

2 – Escreva todas as informações contidas no texto sobre atividade física para crianças e jovens.

3 – Que benefícios a atividade física traz para os idosos? Que atividades são mais recomentadas? E quais são os cuidados necessários para o idoso se sentir mais seguro?

4 – São vários os benefícios que a gestante garante iniciando no primeiro trimestre da gestação uma atividade física regular. Descreva esses benefícios, incluindo os garantidos pela ginástica. Cite todas as atividades físicas recomendadas durante a gestação.

5 – O que acontece com o indivíduos diabéticos quando começam a praticar uma atividade física regular?

6 – Qual o papel do educador físico com esse grupo de pessoas especiais na prevenção de doenças e outros aspectos?

3º Ano - Parada cardiorrespiratória

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA (PCR) E RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR (RCP)

A parada cardíaca – PC – pode ser definida como uma situação em que o débito cardíaco (DC) é inadequado para manter a vida, ou então, em que não se consegue palpar o pulso, medir a pressão arterial (PA) e, quando associada a respiratória, não se observa atividade motora respiratória voluntária.

A parada cardio-respiratória é a interrupção temporária das funções do coração e do pulmão que resulta na cessação total da distribuição de oxigênio e sangue no organismo.

O atendimento em caso de parada cardio-respiratória tem como principal objetivo o suporte básico de vida, ou seja, manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano, durante o tempo que se espera por atendimento médico.

Esse é o resumo da técnica para aplicação da Massagem Cardíaca:

1. Deite a vítima em uma superfície dura com a barriga para cima.

2. Incline a cabeça da vítima e tracione o queixo para trás. A extensão da cabeça permite a elevação da mandíbula permitindo que o ar passe livremente.

3. Caso haja uma pessoa socorrendo a vítima, deve-se fazer dois movimentos respiratórios e após quinze compressões cardíacas uma respiração boca-a-boca, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Caso haja duas pessoas socorrendo deve-se realizar um movimento respiratório para cada cinco compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Não pare a ressuscitação, mantenha o ritmo até a chegada do socorro ou até a recuperação dos movimentos cardíacos e respiratórios espontâneos.

Como é feita a Respiração boca-a-boca? Puxe bastante ar e cole a sua boca na boca da vítima e insufle (assopre) até que haja elevação do tórax. As narinas da vítima devem ser fechadas com os dedos polegar e indicador, para evitar a saída do ar que está sendo insuflado.

Como são feitas as Compressões cardíacas? Ache o local da massagem cardíaca externa. Esse local é achado colocando a mão dois dedos acima do Apêndice Xifóide. As mãos devem ser sobrepostas, dedos entrelaçados e somente uma das mãos em contato com o osso Esterno. As compressões fazem com que o sangue circule, substituindo assim o trabalho que seria feito pelo coração.

Pesquisas comprovam que pacientes que receberam a ressuscitação cardio-respiratória, ao sofrerem uma parada cardio-respiratória, possuem uma maior taxa de sobrevivência, pois a ressuscitação garante a manutenção da respiração e circulação da vítima até o atendimento médico.

http://www.bemdesaude.com/content/atendimento_parada_cardio_respiratoria.html

http://estudmed.com.sapo.pt/traumatologia/pcr_rcp_trauma_1.htm

Questionário:

1 – O que é uma parada cardíaca?

2 – Como podemos perceber que uma pessoa está tendo uma parada cardíaca?

3 – Para que serve a massagem cardíaca?

4 – Descreva a massagem cardíaca.

5 – Descreva a Respiração boca-a-boca.

3º Ano - Picadas de animais Peçonhentos

Picadas de Aranhas, Cobras e Escorpiões


Prevenção

Animais peçonhentos:

Estes animais gostam de esconder-se em locais escuros, protegidos ou sujos, portanto, evite:

• Calçar botas, sapatos ou tênis sem antes examinar seu interior. Principalmente se você não os usa há muito tempo. Geralmente, estes animais se alojam com facilidade nas zonas rurais e em casas de campo e de praia.

• Sacuda as roupas guardadas em casas com pouco uso antes de usá-las.

• Não ande descalço nos jardins. Use sempre botas na zona rural.

• Se você tiver de mexer no jardim, use luvas.

• Na proximidade das casas não deixe entulho de construção, material usado ou lixo doméstico. Mantenha estes lugares roçados e limpos.

• Bons esconderijos para animais peçonhentos são as trepadeiras, folhagens densas e bananeiras. Estas plantas não devem ficar nas proximidades das casas.

• Não ponha a mão em buracos entre pedras, fendas em troncos, buracos em cupins, folhas secas, lenha depositada, pedaços de troncos podres.

• Na zona rural, colocar um rolinho de tecido cheio de areia na soleira de portas e janelas.

• Se houver um terreno baldio ao lado de sua casa, mantenha-o limpo.

• Onde aparecem ratos também podem aparecer cobras.


Aranhas

• Nem todas as aranhas representam perigo de vida. Isto nos faz tomar pouco cuidado com elas.

• Algumas espécies, porém, são muito venenosas.

• Devemos dar ênfase às precauções, para que as picadas não ocorram.


Devemos ter cuidado com as aranhas peludas:


Caranguejeira é preta e peluda.



Tarântula é marrom-clara e peluda. Vive nos gramados e jardins.




Armadeira não tem pelos; fica na posição de bote para atacar, apoiada nas pernas de trás e com as da frente levantadas. Sua cor é marrom-café.



A aranha marrom tem o corpo escuro e as pernas mais claras. É pouco agressiva e não causa dor local; sua mordida pode passar despercebida. Os sintomas aparecem depois de oito a 20 horas: inchaço local e bolhas são os mais comuns. Nos casos graves, a urina do acidentado fica com uma cor marrom escura.


Sintomas

• Configura acidente grave o aparecimento de tremores, vômitos, espasmos musculares e dificuldade respiratória.

• Neste caso, procure assistência médica imediata.


Primeiros Socorros

• Em caso de acidente com aracnídeos, se conseguir apanhar o animal, leve-o com você, quando for ao hospital. Dele será extraído o antídoto que poderá salvar a vida do acidentado.

• Nunca faça torniquete em um membro picado.

• Não deixe a pessoa movimentar-se muito bruscamente para que o veneno não se espalhe em seu organismo.

• Analgésico para amenizar a dor pode ser um primeiro socorro eficiente.

Cobras

A gravidade da picada de cobra depende do tamanho do acidentado e da quantidade de veneno que foi injetada no organismo.


No Brasil, os acidentes ocorrem com as seguintes cobras:


Jararaca - vive em locais úmidos. O envenenamento por picada desta cobra tem conseqüências imediatas:

inchaço, dor, o local picado fica quente e vermelho, e é possível que ocorra algum tipo de hemorragia, que não ocorrerá necessariamente no local da picada. Insuficiência renal aguda ocorre em casos mais graves.



Surucucu - é marrom-dourada com manchas em forma de balão marrom-escuras. Os sintomas decorrentes de sua picada podem demorar para aparecer e são os mesmos da de jararaca, acrescidos de diarréia.



Cascavel - tem um guiso na ponta do rabo. Sua picada pode causar a morte. A pessoa picada por esta cobra tem dificuldade para abrir os olhos e, durante a crise de envenenamento, passa a ter visão dupla. No local da mordida as reações são raras.



Coral - tem o corpo formado por anéis vermelhos, cinzas e pretos. Quando a pessoa é picada por esta cobra, os sintomas aparecem rapidamente: dificuldade para engolir, para abrir os olhos e para respirar.


Primeiros Socorros

• A vida do acidentado depende da rapidez com que for socorrido.

• Leve o acidentado imediatamente a um hospital, para receber soro antiofídico.

• Não coloque nenhuma pomada no local.

• Não esprema, corte ou chupe o local da picada.

• Não faça torniquetes.

• Imobilize o acidentado para que o veneno não se espalhe por seu organismo com muita rapidez. Deixe-o em repouso.

• Se a picada for nos membros, deixe-os mais altos que o corpo.

• Se a cobra não for morta imediatamente, deixe que alguém a procure para levar ao pronto-socorro, em seguida.


Escorpiões

• Seu veneno pode levar crianças e pessoas desnutridas à morte.

• Eles têm hábitos noturnos e não são agressivos.

• Se tomarmos as precauções acima, estaremos protegidos de sua picada.


Sintomas de uma picada:

• Os sintomas de uma picada de escorpião são: formigamento no local, podendo espalhar-se por todo o corpo.

• Dor moderada a intensa.

• Se aparecerem outros sintomas, como taquicardia, aumento da pressão arterial, temperatura baixa, suores

intensos seguidos de tremores ou salivação exagerada, enjôos ou vômitos, procure um pronto-socorro.

• Nas primeiras 24 horas após a picada do escorpião, a pessoa corre risco de vida.


Primeiros Socorros

• Se conseguir pegar o escorpião, guarde-o para levar ao médico, que extrairá dele o antídoto contra o veneno da picada.

• O repouso é importante para que o veneno não se espalhe pelo corpo da vítima.

• Torniquete não é aconselhado.

• Um analgésico local pode ser aplicado.

• Aplique compressas frias nas primeiras horas.

• Se puder, vá imediatamente à procura de atendimento médico, não espere o aparecimento dos sintomas mais graves.

• Se a pessoa estiver respirando mal, faça respiração artificial.

• A pessoa acidentada deverá ficar em observação por um período de seis a oito horas.

pe.ço.nha

Substantivo feminino. Zool.

Secreção venenosa dalguns animais, como cobras.
§ pe.ço.nhen.to adj.

Site: http://bbel.uol.com.br/conteudo/prevenindo_e_remediando/picadas_de_aranhas_cobras_e_escorpioes.aspx


Questionário

1 – Que lugares os animais peçonhentos são mais encontrados? E que cuidados devemos tomar para não sofrer o ataque destes animais venenosos?

2 – Descreva as características das aranhas.

3 – Quais sintomas são apresentados após a picada de aranhas venenosas?

4 – Descreva os procedimentos de primeiros socorros em casos de ataques de aranhas.

5 – Cite duas espécies de aranhas e suas características específicas.

6 – Descreva as características das cobras.

7 – Quais sintomas são apresentados após a picada de cobras venenosas?

8 – Descreva os procedimentos de primeiros socorros em casos de ataques de cobras.

9 – Cite duas espécies de cobras e suas características específicas.

10 – Descreva as características das escorpiões.

11 – Quais sintomas são apresentados após a picada de escorpiões venenosos?

12 – Descreva os procedimentos de primeiros socorros em casos de ataques de escorpiões.


2º Ano - Fraturas







Fraturas

As fraturas costumam ser precedidas de uma história de trauma direto ou quedas.
Devemos suspeitar de fraturas quando tivermos uma história deste tipo associado a alguns sinais e sintomas descritos abaixo:

dor em um osso ou articulação
incapacidade de movimentação
adormecimento, formigamento
mudança na coloração local da pele
forma ou posição anormal de um osso ou articulação
vítima refere ter ouvido ou sentido um "estalo"


O que fazer :

gentilmente apalpe o corpo, dedos das mãos e pés,sempre observando se há reação de dor,

tranquilize e movimente a vítima o mínimo possível,

cubra ferimentos com gaze ou panos limpos,

imobilize o membro com tipóias, talas e ataduras,

aguarde socorro especializado.

O que não fazer :

Colocar o osso no lugar!!!

Nunca tente coloque o osso de volta no lugar. Pela proximidade dos ossos com as artérias e veias, a manipulação incorreta do osso fraturado pode lesá-las, complicando a situação.
A lesão da artéria pode interromper o fluxo de sangue para o restante do membro (isquemia)

Entorses

Entorses ocorrem quando uma articulação entre dois ossos são forçadas
além de seus limites causando muitas vezes hematomas e inchaço na região.

O que fazer :

A princípio, coloque uma bolsa de gêlo no local. Isto alivia a dor e evita que inche muito.

Pode ser difícil diferenciar de uma fratura dependendo do grau do edema (inchaço).
Assim sendo, trate-o como uma fratura até que um médico examine e de o diagnóstico final.
Mesmo não havendo fratura, em alguns entorses o médico poderá proceder a colocação de imobilização com gesso até a recuperação final.

Luxações:

Chama-se luxação ao fato de 2 ossos se desarticularem.
Popularmente diz-se que eles "saíram do lugar".

Não há fratura, porém há grande deformidade e dor intensa, pois próximo às articulações passam nervos que geralmente são comprimidos ou distendidos pelo osso deslocado.

Uma luxação é considerada de maior urgência do que uma fratura, porque ela gera dor mesmo imobilizado e em repouso.

Esta dor só irá melhorar quando esta articulação for colocada em sua posição natural, ato que só deve ser realizado por médicos, sob pena de piorar a lesão.

O que fazer :
Imobilize a articulação luxada e encaminhe a vítima ao pronto socorro o mais breve possível.

O que NÃO fazer :
Não tente colocar a articulação no lugar !

Imobilizações

Para a imobilização teremos que utilizar a imaginação, pois nem sempre haverão talas, tipóias e faixas a disposição.

Nestes casos, um pedaço de madeira, um papelão dobrado, ou qualquer material rígido que encontrar poderá servir de tala a qual será fixada ao osso fraturado através de faixas ,manga de camisas, gravatas ou outro material que encontrar com o qual possa amarrar esta tala .

O importante é que esta tala apoie e sustente o osso faturado de maneira que ele não se movimente em nenhuma direção.













http://www.drsergio.com.br/primeiros%20socorros/Frat.html

Questionário:

1 – O que é uma fratura?

2 – Por que não devemos tentar recolocar um osso quebrado no lugar?

3 – Qual a diferença entre luxação e entorse?

4 – Um homem sofreu um acidente de trânsito e bateu as costas. O ideal é deixá-lo no lugar sem se mexer até a chegada de um auxílio médico. Mas é estritamente necessário movê-lo. Qual o procedimento correto para retirá-lo do local, de maneira a preservar sua coluna, a qual suspeita-se que esteja quebrada?

5 – Descreva três maneiras diferentes de transportar uma pessoa acidentada na qual se suspeita de fratura.

6 – Quais os procedimentos de Primeiros Socorros de uma fratura exposta?

2º Ano - Engasgo







Engasgo

O que é o engasgo? Os médicos consideram o engasgo como um bloqueio da traquéia de uma pessoa. Esse bloqueio – que pode impedir ou não a pessoa de respirar normalmente – pode ser feito por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. É importante ressaltar que o engasgo é considerado uma emergência médica séria.

O procedimento de primeiros-socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. Ou seja, ligar para o número de emergência – lembrando como foi dito no parágrafo anterior, que o engasgo é uma emergência médica séria. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:

  • a faixa etária do paciente (adulto, crianças e recém-nascidos);
  • se gravidez ou obesidade mórbida;
  • se a vítima está consciente ou inconsciente;

Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.

Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.

Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.

Manobra de Heimlich –

Adulto Consciente

Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades:

1. Espere a pessoa tossir. A própria pressão do ar pode expulsar a comida para fora.

2. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa: coloque-se atrás dela e faça a pessoa se curvar para frente. Dê os tapas no alto das costas. Cuidado com a força aplicada.

3. Uma manobra de compressão também pode ajudar. Coloque-se por trás e junte suas mãos entre a cintura e fim das costelas do engasgado. Aplique pressão rápida e seguidamente.

4. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto (uma bala engolida por uma criança, por exemplo). Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Se a pessoa engasgou e não consegue respirar

1. Observe se a vítima começa a sentir falta de ar. Ela ficará desesperada e começará a ficar roxa. Se isso acontecer, o caso é grave, pois o objeto está obstruindo a passagem de ar.

2. Se o objeto for pontiagudo, não se deve fazer nada: apenas procurar socorro médico imediato.

3. Em outro caso, a solução é provocar o vômito, forçando com isso a saída do objeto. Isto é conseguido colocando seu dedo na garganta da vítima.

4. Se isso não funcionar, procure socorro médico imediato.

5. A dificuldade em respirar pode causar parada respiratória e desmaio. Tente fazer a respiração boca-a-boca, que pode forçar a movimentação do objeto e permitir que o ar volte a circular.

Saiba como agir se a criança engasgar

Balas, remédios, pequenos objetos ou até mesmo a comida podem provocar engasgo em crianças ou adultos.

Crianças pequenas adoram colocar objetos na boca. Fique atenta, pois um pedacinho de comida, uma cápsula de remédio, um objeto pequeno ou até mesmo uma bala podem ficar entalados em suas vias aéreas. A criança engasgará e poderá ficar sufocada. Em casos mais graves, a criança fica impossibilitada de respirar, o que pode ser fatal se não for socorrida imediatamente.

O engasgo acontece quando um corpo estranho ameaça entrar na traquéia, ou seja, na passagem usada para a entrada de ar nos pulmões. Seu caminho natural deveria ser o esôfago e depois o estômago.

Bebês com menos de 1 ano

Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto.

Crianças de 1 a 8 anos

Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas.

Crianças com mais de 9 anos

Coloque seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engasgo

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI121767-EI1513,00-Asfixia+passoapasso+dos+primeiros+socorros.html

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=314

Questionário:

1 – O que é engasgo?

2 – O texto cita algumas coisas com as quais podemos nos engasgar. Escreva outras que podem causar o engasgo.

3 – Descreva a Manobra de Heimlich. Escreva também em quem essa técnica pode ser empregada.

4 – Se a vítima não consegue respirar porque a passagem de ar foi obstruída como devemos proceder para ajudar à vítima?

5 – Algumas maneiras de agir em situações de engasgo mudam dependendo da idade da vítima. Descreva o procedimento que deve ser empregado no caso de uma criança de menos de um ano se engasgar e no caso de uma criança de até 8 anos de idade.