terça-feira, 19 de outubro de 2010

2º Ano - Engasgo







Engasgo

O que é o engasgo? Os médicos consideram o engasgo como um bloqueio da traquéia de uma pessoa. Esse bloqueio – que pode impedir ou não a pessoa de respirar normalmente – pode ser feito por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. É importante ressaltar que o engasgo é considerado uma emergência médica séria.

O procedimento de primeiros-socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. Ou seja, ligar para o número de emergência – lembrando como foi dito no parágrafo anterior, que o engasgo é uma emergência médica séria. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:

  • a faixa etária do paciente (adulto, crianças e recém-nascidos);
  • se gravidez ou obesidade mórbida;
  • se a vítima está consciente ou inconsciente;

Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.

Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.

Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.

Manobra de Heimlich –

Adulto Consciente

Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades:

1. Espere a pessoa tossir. A própria pressão do ar pode expulsar a comida para fora.

2. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa: coloque-se atrás dela e faça a pessoa se curvar para frente. Dê os tapas no alto das costas. Cuidado com a força aplicada.

3. Uma manobra de compressão também pode ajudar. Coloque-se por trás e junte suas mãos entre a cintura e fim das costelas do engasgado. Aplique pressão rápida e seguidamente.

4. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto (uma bala engolida por uma criança, por exemplo). Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Se a pessoa engasgou e não consegue respirar

1. Observe se a vítima começa a sentir falta de ar. Ela ficará desesperada e começará a ficar roxa. Se isso acontecer, o caso é grave, pois o objeto está obstruindo a passagem de ar.

2. Se o objeto for pontiagudo, não se deve fazer nada: apenas procurar socorro médico imediato.

3. Em outro caso, a solução é provocar o vômito, forçando com isso a saída do objeto. Isto é conseguido colocando seu dedo na garganta da vítima.

4. Se isso não funcionar, procure socorro médico imediato.

5. A dificuldade em respirar pode causar parada respiratória e desmaio. Tente fazer a respiração boca-a-boca, que pode forçar a movimentação do objeto e permitir que o ar volte a circular.

Saiba como agir se a criança engasgar

Balas, remédios, pequenos objetos ou até mesmo a comida podem provocar engasgo em crianças ou adultos.

Crianças pequenas adoram colocar objetos na boca. Fique atenta, pois um pedacinho de comida, uma cápsula de remédio, um objeto pequeno ou até mesmo uma bala podem ficar entalados em suas vias aéreas. A criança engasgará e poderá ficar sufocada. Em casos mais graves, a criança fica impossibilitada de respirar, o que pode ser fatal se não for socorrida imediatamente.

O engasgo acontece quando um corpo estranho ameaça entrar na traquéia, ou seja, na passagem usada para a entrada de ar nos pulmões. Seu caminho natural deveria ser o esôfago e depois o estômago.

Bebês com menos de 1 ano

Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto.

Crianças de 1 a 8 anos

Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas.

Crianças com mais de 9 anos

Coloque seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engasgo

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI121767-EI1513,00-Asfixia+passoapasso+dos+primeiros+socorros.html

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=314

Questionário:

1 – O que é engasgo?

2 – O texto cita algumas coisas com as quais podemos nos engasgar. Escreva outras que podem causar o engasgo.

3 – Descreva a Manobra de Heimlich. Escreva também em quem essa técnica pode ser empregada.

4 – Se a vítima não consegue respirar porque a passagem de ar foi obstruída como devemos proceder para ajudar à vítima?

5 – Algumas maneiras de agir em situações de engasgo mudam dependendo da idade da vítima. Descreva o procedimento que deve ser empregado no caso de uma criança de menos de um ano se engasgar e no caso de uma criança de até 8 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário