sexta-feira, 7 de junho de 2013

7º ANO

7° Ano - 2º Bimestre

Esportes de Natureza

==== Canoagem Onda ====

Modalidade que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. No Brasil, se divide em duas classes: Kayak Surf e Waveski. No Kayak Surf, o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente produzido para isso. O Waveski é praticado sobre uma prancha desenvolvida para ter melhor flutuação e estabilidade na onda. O praticante usa um remo com duas pás e fica preso à prancha por um cinto, mantendo os pés encaixados numa pedaleira junto ao bico. Muitas vezes a expressão Canoagem Onda é usada para identificar apenas o Kayak Surf.
==== Canoagem Velocidade====
A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconhecerá a pratica da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.

Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 500 e 1000 metros. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 200 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.

====Canoagem Freestyle ====
O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. Foi oficialmente reconhecida pela Federação internacional de Canoagem em Outubro de 2004. O objetivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda  de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.

==== Turismo / Aventura ====
Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objetivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa ação. Ao mesmo tempo, na sua prática, não despreza os benefícios gerados pela atividade desportiva, pois nesta modalidade os envolvidos na grande maioria das vezes empregam seus esforços em "passeios" de longa distância que trazem enormes benefícios ao sistema cardio-pulmonar, requerendo dos praticantes que mantenham-se com um bom nível de aptidão física. Isso implica na manutenção de hábitos saudáveis de vida tanto no campo alimentar como em outras atividades físicas complementares que manterão seus níveis de força e capacidade cardio-pulmonar.
Os locais onde essa modalidade pode ser desenvolvida são os mais diversos: rios, represas, lagos, mares e oceanos (para os mais destemidos e experientes).
Deve-se escolher a embarcação mais adequada para a situação a ser enfrentada. Os caiaques do tipo oceânico são os mais propícios para remadas que envolvam longas distância, são rápidos e possuem compartimento de carga que permitem levar provisões. A canoa canadense, para águas abrigadas (rios, represas, lagos), são uma opção interessante, não são tão rápidas quanto os caiaques, mas possuem uma capacidade imensamente superior para o transporte de carga. Numa expedição que envolva vários dias, uma ou mais canoas canadenses são bem vindas, nelas poderão ser transportados equipamentos maiores além de acomodarem com conforto duas pessoas.

Surf
           
O '''surfe''' provém do [[língua inglesa|inglês]] ''surface'', já que o esporte se dá na superfície da água, e cujas origens encontram-se na [[Polinésia]], pelo o rei polinésio [[Tahito]], tendo sido "descoberto" pelos europeus em [[1778]] quando o navegador inglês [[James Cook]] chegou ao arquipélago do [[Havaí]]. Usava-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar.
== Surfe no [[Brasil]] ==
No [[Brasil]], as primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. O santista [[Osmar Gonçalves]] era filho de um bem-sucedido exportador de [[Cafeeiro|café]], que lhe trouxe dos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] uma revista chamada Popular Mechanic. Um dos artigos ensinava como fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos [[João Roberto Suplicy Haffers]] e [[Júlio Putz]] entre [[dezembro]] de [[1938]] e [[janeiro]] de [[1939]]. A prancha tinha 3,60 [[metro]]s e pesava oitenta [[quilo]]s.

O Surf é frequentemente considerado parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Rappel

Rappel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, cachoeiras, escarpas montanhosas, vãos livres bem como edificações urbanas. A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro.
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.

O Rappel também é utilizado como técnica de salvamento em diversas situações. Os corpos de bombeiros do mundo utilizam desta técnica para o resgate de pessoas.
           Esta técnica foi incorporada nas atividades de aventura como vemos na foto ao lado e hoje é amplamente praticado no mundo.

Rappel em Cachoeiras (Cascading)
O Rappel também pode ser realizado em pequenas cachoeiras ou mesmo ao lado de grandes quedas d´águas, onde permite o praticante desfrutar uma sensação de total liberdade e contato com a natureza além do comum.

Técnicas especializadas são necessárias para a pratica desta modalidade do Rappel devido ao ambiente bastante heterogêneo encontrado na natureza.

A cidade de Santo Amaro, situada no recôncavo baiano, desfruta de belíssimas cachoeiras próprias para esta modalidade.

          E nós do Rappel Adventures estamos preparados para levar você para esta nova aventura!

Equipamentos

        São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade. Existem equipamentos voltados para a ancoragem da corda de descida, como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens back-ups.

        Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, luva, freio e capacete.

Nós do Rappel Adventures utilizamos de equipamentos com certificação de segurança internacional.




Se interessou pelo Rappel ? O Rappel Adventures oferece excursões para as mais belas cachoeiras do estado da Bahia como também oferece cursos individuais ou em grupos das técnicas verticais.
Trabalhamos também com grupos de empresas, entre em contato e verifique o pacote que mais se adequa a sua necessidade!



Atividade

1 – Cite o nome de algumas modalidades de Canoagem.

2 – Descreva a canoagem onda e a de velocidade contendo todas as informações do texto.

3- O surf é um esporte radical de natureza. De onde vem a palavra surf?

5 – Como eram as primeiras pranchas?

4 – Descreva em 10 linhas o turismo de aventura.

5- Explique como é a modalidade de Rappel (5 linhas).

6- O que é o Rappel em Cachoeiras (Cascading)?

7 – Quais são os principais equipamentos de segurança do Rappel?


Sem comentários:

Enviar um comentário