sábado, 29 de junho de 2013

1.3 - GINÁSTICA RÍTMICA                                    8° ANO

            A Ginástica Rítmica também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, que combina elementos de ballet, ginástica e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo).
            A Ginástica Rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem. As exigências de rendimento são altas desde as categorias menores e há um elevado grau de exatidão na realização de elementos complexos, o que obriga a ginasta a treinamentos intensos e diários.
            As competições internacionais são divididas entre júnior (meninas até 15) e sênior (meninas de 16 ou mais). As ginastas geralmente começam a treinar muito jovens e têm seu auge no fim da adolescência e início dos vinte anos. Os maiores eventos da GRD são os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial.
Ginástica ritmica: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos como: Arcos, bolas, massas e cordas.

Ginástica artistica: também é uma forma que se deve ter força, equilibrio e habilidade, exemplos:
Os aparelhos de ginástica femininos são:
Trave – os movimentos são executados em um espaço estreito. Tem as seguintes medidas: 10 cm de largura e 5 metros de comprimento.
Solo – exercícios realizados no solo tem fundo musical, sendo que os movimentos mais comuns são os saltos mortais e twist. O espaço é de 12 m².
Barras assimétricas – nas barras, é considerado o movimento ao passar de uma barra para a outra e os saltos, como os encarpados e os mortais. As medidas das barras são: 2,45 m e 1,65 m de altura.
Salto sobre o cavalo - antes de pular sobre o cavalo, que tem 1,25 m, o atleta pode tomar impulso correndo de uma distância de 25 m, no máximo.
Na ginástica masculina as modalidades solo e salto sobre o cavalo também são disputadas, mas com uma diferença: o cavalo tem 1,35 m de altura. Os aparelhos de ginástica masculinos são:
Barra fixa – na barra fixa, ao executar os movimentos, o atleta deixa de tocar o aparelho, sendo os saltos mais comuns os mortais ou encarpados. A barra tem 2,75 cm de altura e 2.40 cm de comprimento.
Barras paralelas – é obrigatório realizar movimento no ar, sem nenhuma das mãos no aparelho. A altura é de 1,75 m
Cavalo com alças – no cavalo com alças, só é permitido tocar o aparelho com as mãos. Os movimentos devem ser contínuos, de tesouras e de círculo. Os cavalos têm as seguintes medidas: 1,6 m de comprimento e 1,05 m de altura.
Argolas – nas argolas o atleta deve ficar no mínimo dois segundos imóvel, em uma posição horizontal ou vertical.
- Ginástica de Trampolin: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos;
A ginástica de trampolim é, dentre as ginásticas, a menos conhecida como esporte. Por outro lado, é bastante conhecida como um elemento do circo. O que pouca gente sabe é que existe até Federação Internacional. 
Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros.

A seguir serão descritos alguns movimentos fundamentais da ginástica de trampolim:
- Front: mortal para frente;
- Front Full: mortal para frente com uma pirueta;
- Full: mortal para trás com uma piruta;
- Back: mortal para trás;
- Barani: mortal para frente com meia volta;
- Cody: mortal para trás partindo da posição frontal;
- Side: mortal de lado;
- Round-off: rodante;
- Handspring: salto com as mãos para trás, ou “flic”;
- Wipe-out: queda.
GINÁSTICA DE ACADEMIA  dentre elas :
JUMP http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001697/0000020347.jpg  STEP http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001697/0000020352.jpg 
PILATES http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001697/0000020350.jpg LOCALIZADA Lista de exercícios Abdominais - Elevação frontal, lateral, oblíquos, etc.
A ginástica laboral é uma espécie de aquecimento para um dia de trabalho. Independente se você trabalha em pé, sentado, ou caminhando, é importante preparar o seu corpo para aguentar o dia todo em uma mesma posição. Assim, evitam-se diversos problemas relacionados principalmente aos esforços por movimentos repetitivos.

Os movimentos realizados durante a ginástica variam de acordo com o tipo de atividade que o trabalhador desenvolve durante o expediente. Um fisioterapeuta contratado pela empresa é quem deve desenvolver osexercícios da ginástica laboral e mostrar aos funcionários como realizar cada um da maneira correta. 
Questionário de Ginástica – 8° Ano (2° Bimestre)

1 – Faça um resumo de 10 linhas sobre a Ginástica Rítmica.
2 – Cite e explique todos os aparelhos da ginástica artística (Masculino e Feminino).
3 – Explique a ginástica de trampolim.
4 – Cite os movimentos da ginástica de trampolim.
5 – Escreva as principais ginásticas de academia.
6 – Relate tudo sobre a ginástica laboral.

Sem comentários:

Enviar um comentário