terça-feira, 7 de agosto de 2012

3º Ano


FREQÜENCIA CARDÍACA



Freqüência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto.


    * O coração humano bate entre 60 e 100 vezes por minuto.
    * Quando o número de batimentos é abaixo de 60 vezes por minuto, excluindo o valor 60, por convenção tem-se a chamada Bradicardia.
    * Quando o número de batimentos é acima de 100 vezes por minuto, incluindo o 100, por convenção tem-se a chamada Taquicardia.

Talvez o ritmo mais familiar em seu corpo seja o dos batimentos cardíacos - a contração repetitiva dos músculos cardíacos bombeando sangue através de suas artérias e veias. O período do ciclo em que seu coração contrai e relaxa é normalmente de cerca de um segundo, ou menos. Quando você usa seus músculos esqueléticos vigorosamente o coração bombeia sangue mais rapidamente, duas ou três vezes a cada segundo. Emoções fortes, como raiva ou medo, também podem levar seu coração a bater mais rapidamente.

Mesmo sob circunstâncias normais, a freqüência em que seu coração contrai varia de um momento para o outro dependendo de suas atividades e pensamentos, bem como de uma variação diária subjacente.

Elaborando seu experimento


Para medir sua freqüência cardíaca, você deve ser capaz de detectar cada batimento. Isso é feito mais facilmente usando a ponta de seu dedo para sentir a pulsação em uma grande artéria conforme o coração bate. O melhor local para sentir esse "pulso" é no seu punho, logo abaixo de seu polegar, ou ao longo de sua traquéia no seu pescoço, locais em que uma grande artéria está próxima da superfície. Escolha o ponto em que você consegue sentir o pulso mais claramente.

Mais uma vez você precisa tentar estar na mesma situação toda vez que fizer uma medição, porque sua freqüência cardíaca é muito sensível ao que você estiver fazendo ou pensando. Comece por sentar-se e ficar quieto por alguns minutos e pensar em algo tranqüilo.

Procedimento

Quando você puder sentir seu pulso claramente você estará pronto para começar. Dispare o cronômetro - ou espere até que o ponteiro dos segundos do relógio chegue ao 12. Conte o número das batidas do pulso até completar um minuto.

Como Medir sua Pulsação e Calcular a Zona Alvo de Treinamento


          Segundo McARDLE e col, 1997," a capacidade aeróbica melhorará se o exercício for de intensidade suficiente para fazer aumentar a frequência cardíaca até pelo menos 70% da FCM". Apesar dos indivíduos pensarem que quanto mais intenso for o exercício melhor será para aprimorar o condicionamento, a idéia é falsa , pois, há um limiar onde o indivíduo não obterá ganhos adicionais. Por isso estabelece-se uma Zona Alvo de Treinamento com valores mínimos e máximos para melhor aproveitamento tanto cardíaco como no condicionamento físico geral , de acordo com a idade do indivíduo.

Cálculo da Frequência Cardíaca Máxima

(fonte: Guedes, Guedes, 1995 e Filho, José Fernandes,1999)


Frequência Cardíaca Máxima (FCM) = 220 - idade da pessoa (Karvonen e col., 1957) - margem de abrangência (desvio padrão)+ ou - 10 até 25 anos e a partir de 25 permite-se uma abrangência maior de + ou - 12. Exemplo: FCM =200, abrangência de 210 limite superior e 190 limite inferior . *Conclusão= FCM pode oscilar de 190 a 210.

Sem comentários:

Enviar um comentário