domingo, 12 de agosto de 2012

3º Ano - 2º Bimestre - Musculação


Musculação enquanto atividade física

         A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido. Ou seja, um exercício que tem uma carga. É um exercício físico que desenvolve as qualidades físicas relacionadas com os músculos (principalmente a força). Pode ser definida também como atividade física desenvolvida através de exercícios que usam resistências fornecidas por recursos materiais como: halteres, barras, anilhas, aparelhos específicos, o próprio corpo, etc.

         A musculação é uma atividade física anaeróbia, ou seja, no momento do exercício, o organismo não consome oxigênio para produzir energia. A conseqüência disso é que quem realiza um exercício de musculação não consegue realizá-lo durante muito tempo (por exemplo, você pode andar de bicicleta – que é um exercício aeróbio, ou seja, consome oxigênio para produzir energia – uma hora inteira ou mais sem parar, porém não consegue realizar qualquer exercício em uma máquina de musculação por mais que poucos minutos ou menos, mesmo que o peso seja muito pequeno). Além disso, exercícios anaeróbios têm como conseqüência o aumento da massa muscular. Então, quem faz musculação aumenta o tamanho dos músculos.

         Naturalmente, como já foi dito, o principal órgão humano envolvido no trabalho de musculação é o músculo. Ao fazer um trabalho de musculação, ganha-se massa muscular, ou seja, o músculo aumenta seu tamanho (e não a quantidade de células). Isso feito corretamente, com a orientação de um profissional de Educação Física especializado, promove saúde, pois se o corpo tem uma boa quantidade de massa muscular, muitos benefícios vêm junto. Entre esses benefícios pode-se citar:

¨  Aumento da massa magra (músculos);
¨  Redução da massa gorda (gorduras) – em outras palavras, faz o praticante perder peso;
¨  Aumento da força muscular;
¨  Aumento do metabolismo basal, ou seja, o corpo gasta energia mais rapidamente. Em outras palavras, emagrecer (perder gordura) é mais fácil.
¨  Soma-se a isso um aumento na pressão sangüínea, que limpa as veias, tirando as plascas de colesterol, o risco de enfarto vai diminuir. Mas, atenção, pessoas com problemas de pressão alta devem ser muito bem monitoradas e para algumas talvez a prática nem mesmo seja recomendada.
¨  Se o músculo está fortalecido corretamente, ele estabilizará as articulações, diminuindo o risco de lesões.
¨  Fortalecimento de determinadas musculaturas com fins terapêuticos (melhorar um problema no joelho, por exemplo);
¨  Aumento da auto estima;
¨  Etc.

         A musculação pode ser uma das formas mais seguras de exercício, especialmente quando os movimentos são lentos, controlados e cuidadosamente definidos. As academias atuais utilizam-se de aparelhos modernos, criados com os mais recentes estudos na área, objetivando trazer um melhor resultado para os praticantes.

         Entretanto, como qualquer outra forma de exercício, a execução incorreta pode resultar em lesões. A maneira de segurar os pesos, a vestimenta e o calçado adequados são medidas que devem ser tomadas pelos praticantes, pelos professores e pelos donos das academias. Fazer musculação de chinelas, por exemplo, é algo que não pode ocorrer de jeito nenhum. A chinela não dá a estabilidade necessária às articulações dos pés e se um peso cai no pé não existe a proteção de um tênis. O peso cai direto sobre o osso desprotegido, causando uma fratura mais facilmente.

         Existem vários objetivos para se praticar a musculação. Entre eles podemos citar:

Ficar com o corpo “sarado”. O primeiro motivo apresentado por quem faz Musculação nas academias é a questão estética. Na mente dos brasileiros ainda existe a mentalidade de corpo bonito, e essa mentalidade vem muito da mídia, principalmente a TV. A mídia nos dá uma imagem de corpo bonito, que é o corpo magro e musculoso. E nos dá essa imagem como a única forma de ser feliz. Quem não tem esse corpo não pode ser feliz. Pelo menos essa é a idéia transmitida.
Perder Peso. Muitas pessoas buscam as academias porque querem emagrecer e não podem fazer exercícios mais intensos. Algumas dessas pessoas têm o interesse de perder peso para ficarem mais “bonitas” (mais uma vez o objetivo acima). Outras por motivos terapêuticos. O excesso de peso traz diversas doenças, como colesterol elevado e diabetes, por exemplo. Além de tornar mais fácil se ter uma parada cardíaca ou um derrame (não se está afirmando aqui que uma pessoa magra não possa ter uma parada cardíaca ou um derrame. Mas uma pessoa com excesso de peso cria uma condição mais favorável para desenvolver essas doenças. Ou seja, quanto mais gordo você está, mais fácil é vir a sentir um infarto). Então, essas pessoas tentam, através da prática da musculação, melhorar sua saúde neste sentido.
Resolver problemas nas articulações. Problemas em articulações do corpo precisam inicialmente de uma intervenção médica. Tratamento com medicamentos ou cirurgias. Após esse tratamento, é necessário muitas vezes um trabalho fisioterápico. O profissional que fará esse trabalho é o fisioterapeuta. Após isso, a pessoa precisa retornar às suas atividades normais, e para reforçar o trabalho dos dois profissionais e fortalecer a musculatura da região afetada de maneira que se torne mais difícil esse problema retornar, deve-se fazer um trabalho de musculação. E o profissional de Educação Física é o profissional que deve orientar este paciente / aluno. Ou seja, uma pessoa que teve uma lesão no joelho causada pelo futebol pode e deve fazer musculação, desde que tenha passado por todos os profissionais como discutido neste parágrafo.
Diminuir a Osteoporose. Osteoporose é uma doença que atinge as pessoas quando elas atingem uma idade um pouco mais avançada. É um desgaste nos ossos. De uma forma simples, eles ficam mais fracos, pois perdem gradativamente o cálcio do qual são constituídos. Já foi provado cientificamente que exercícios com cargas (no caso, a musculação) fazem com que o osso puxe mais cálcio para si. Ou seja, faz o contrário do que a doença Osteoporose causa. A doença tira cálcio do osso e o exercício de musculação coloca cálcio no osso. Isso torna a musculação o melhor remédio para esta doença. Ou seja, pessoas idosas podem fazer musculação. Naturalmente, com um peso mais leve que uma pessoa mais nova, que possui mais força e mais resistência. Mas isso é facilmente observado quando a pessoa faz a atividade física com o profissional capacitado.

Perguntas para ajudar no estudo:

01) O que é Musculação?
02) Diferencie atividade física anaeróbia de atividade física aeróbia?
03) O que acontece com os músculos de quem faz musculação freqüentemente?
04) Quais os benefícios de se praticar musculação?
05) Que cuidados devem ser tomados para evitar lesões na prática de musculação?
06) O texto “Musculação enquanto atividade física” fala de 04 objetivos da musculação. Comente-os com suas próprias palavras (não vale usar as mesmas palavras do texto).


Sem comentários:

Enviar um comentário