A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física tem dois objetivos primordiais que é a saúde preventiva e a sociabilização. Deve educar-se e gerar autonomia para o homem compreender e cuidar de seu corpo , em suas necessidades e potenciais biológicos visando a saúde de forma preventiva ( saúde física e mental através da adoção de bons hábitos em seu cotidiano).
No foco sociabilização tem como objeto a integração social, normas de conduta e civilidade além de moral e cívica. Todos esses dois objetivos primordiais devem ser enfocados , sempre, no contexto socio-cultural-econômico de cada região ou país.
Na infância objetiva, biologicamente, primeiramente ajudar na fundamentação da coordenação motora global ( pular, andar ,caminhar, orientação espacial, equilíbrio, etc...) e na juventude deve continuar o trabalho de coordenação motora global para a de coordenação motora fina ( extremidades do corpo ex: dedos/toque no voleibol ).
Socialmente falando, na infância, basicamente deve-se orientar a criança a sair de seu egocentrismo natural ( próprio da 1º infância ) ensinando a dividir seus brinquedos e interesses e trabalhar em pequenos grupos e na juventude a atividade física ajuda o adolescente em se crescimento físico e equilíbrio emocional para sua inserção na sociedade e no mundo.
O papel da Educação Física é muito grande, principalmente nas escolas, pois está cada vez mais difícil conseguir trabalhar na realidade do ensino público em nosso país devido a diversos fatores como a falta de infra-estrutura, material didático, muitos alunos e violência.
Contudo acredito piamente que a Educação Física se bem planejada e ministrada, se apoiada pelo Estado, é um dos melhores meios para prevenir problemas de saúde e tirar os adolescentes dos vícios ( drogas )e conseqüentemente da violência.
Sem comentários:
Enviar um comentário