domingo, 13 de março de 2011

2º Ano - Os benefícios da atividade física

Atividade Física e Saúde

A prática regular de exercícios físicos esteve sempre ligada à imagem de pessoas saudáveis. Quando pensamos em saúde, logo vem à nossa mente pessoas com corpos magros, que se alimentam bem e que fazem exercícios físicos. É comum até mesmo associar saúde ao esporte.
Então nesse momento faço uma pergunta a você: Quer melhorar sua saúde? Quer aumentar a sua qualidade de vida e não sabe como fazer? E eu tenho a resposta para você: Exercícios Físicos.
Antes de tudo, vamos diferenciar atividade física de exercício físico. Pode parecer que a diferença seja somente uma palavra, mas não é. Existe uma diferença sutil entre essas duas expressões.
Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos energéticos que gaste mais energia do que quando estamos em repouso. Exercício físico é uma atividade planejada, estruturada, que tem o objetivo de melhorar e manter o condicionamento físico, melhorar a saúde.
Por exemplo, andar até a escola é uma atividade física. Você está gastando mais energia do que se estivesse em repouso, mas seu objetivo é ir até a escola. Agora colocar um tênis e dispor de meia hora para andar em um parque em um ritmo um pouco mais acelerado que o normal, com o objetivo de queimar calorias, isso é um exercício físico.
Os exercícios físicos só fazem bem, desde que sejam feitos com o acompanhamento de um profissional. Exercitar o corpo, participar ativa e frequentemente de jogos, esportes é essencial para se ter um bom funcionamento dos músculos e muito mais saúde. Mas com acompanhamento e orientação de um profissional qualificado. Ou você iria se consultar com um médico que nunca fez faculdade de medicina?
A prática constante (bem feita e bem orientada) de exercícios físicos traz muitos benefícios. Auxilia o funcionamento dos órgãos, aumenta a capacidade cárdio-respiratória (o coração e os pulmões trabalham melhor), melhora o envio de ondas cerebrais, diminuindo o estresse.
Além disso, reduz o nível de colesterol no sangue (prevenindo doenças cardíacas), reduz o nível de açúcar também no sangue (quer dizer, controla até o Diabetes), melhora o sistema circulatório, fortalece os músculos e as articulações, queima o excesso de gordura (perda ou manutenção de peso). E não é somente isso. Aumenta a resistência de tendões e ligamentos, o sistema imunológico fica fortalecido (exatamente. Fazer exercícios faz com que nosso corpo fique mais forte contra doenças como resfriados, por exemplo), aumenta a sensação de bem-estar e a auto estima. Estimula o crescimento. Regulariza até o intestino. Deixa os músculos mais flexíveis e com um melhor tônus.
Sem contar que os exercícios físicos são uma proteção contra uma série de males. Entre esses males, podemos citar a obesidade, doenças cardíacas, diabetes (como já foi dito no parágrafo acima), celulites, osteoporose e até mesmo depressão. Isso mesmo, até a depressão pode ser curada com a prática de exercícios físicos. Isso porque alguns só podem ser feitos com outra pessoa, e a companhia de outros é um estímulo anti-depressão. E mesmo aqueles exercícios que se fazem sozinhos, bem, eles vão trazer resultados (quando bem feitos) e esses resultados vão melhorar a auto-estima, diminuindo a chance da depressão fazer seu mal.
Ao começar a se exercitar frequentemente e fazer dos exercícios físicos um hábito, outros hábitos saudáveis vêm como conseqüência. Por exemplo, uma melhor alimentação (se estou me exercitando, preciso melhorar a ingestão de vitaminas e nutrientes para que os resultados esperados do exercício possa vir em sua melhor forma), diminuição (ou fim) de hábitos como o fumo, por exemplo, o convívio em grupo melhora, etc. A soma desses hábitos traz como conseqüência uma melhor saúde e disposição para fazer as atividades cotidianas.
Exercício físico é recomendado para todas as idades, com a observação de que é necessário um acompanhamento de dois profissionais: o médico e o profissional de Educação Física.
Que tal começar buscando algo que você goste de fazer? Andar, correr, nadar, fazer hidroginástica, musculação, dançar, praticar um esporte. As possibilidades são quase infinitas. O importante é não ficar parado. Estudos mostram que o melhor é fazer pelo menos 30 minutos de exercício físico na maioria ou mesmo em todos os dias da semana. Isso é o mínimo para que se possa ocorrer uma mudança real, para que os benefícios já citados possam ocorrer.
Enfim, ao nos exercitarmos passamos a ter uma melhor qualidade de vida, mais motivação para sorrir e conviveremos melhor, em harmonia com os amigos, conhecidos e familiares. Pratique e você verá a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário